img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

14/09/2015

Como Vencer o Consumismo? | Minha Experiência

Foto: Pinterest

A crise chegou no Brasil. Vemos o seu reflexo na hora em que entramos no mercado, por exemplo. Vejo muitas pessoas que tem a vida financeira super controlada levando um "baque" da atual economia e entrando no vermelho. Agora, imagine como estão os consumistas? Talvez atolados em dívidas que não imaginam como pagar.
Acabei de terminar a faculdade de administração e achei interessante trazer este post para ajudar meus leitores. Como trabalho com moda e sou Blogueira e Youtuber (Que contraste, hein?!), vou dar algumas dicas para você que adora consumir para estar na moda, por exemplo.
Claro que não podemos radicalizar e gastar o mínimo e morrer rico. A pessoas precisam economizar em coisas supérfluas para usar o dinheiro de forma inteligente, naquilo que traga bem estar. Ah, por falar nisso, há quanto tempo você não faz uma viagem?
Foto: Pinterest

Tipos de Consumistas

Primeiro você precisa abrir os olhos e assumir que consumidor você é:


  • Consumidor Eventual: Esse só compra quando realmente necessita de algo.
  • Consumidor Impulsivo: Não resiste quando um produto tão sonhado esteja na promoção, mesmo que ele não seja uma necessidade.
  • Consumidor Compulsivo: Precisa comprar porque acha importante, não o produto, mas o ato de comprar. Acredita se sentir melhor depois das compras.

Quem gosta de estar na moda pode investir em produtos mais baratos, mesmo que não tenham grande duração, pois a maioria das tendências passam rápido.
Agora, se você é daquele que não liga para moda, é melhor investir em produtos bons que as vezes custam mais, mas que podem durar por anos.


Veja algumas dicas para evitar o consumismo:


  • A maior de todas as dicas é pensar antes de comprar: Necessidade ou vontade? Eu quero ou eu preciso? Não se deixe levar pelo impulso.
  • Controlar o salário através de caderneta financeira. Existem vários Apps para isso como Finance, Money Care, Guia de Bolso, etc.
  • Não se deixar levar pela publicidade.
  • Evite shopping. Se necessitar comprar algo, vá em lojas fora de shopping porque no shopping pode acontecer de entrar para comprar uma coisa e sair com cinco.
  • Evite sair com pessoas consumistas.
  • Evite olhar produtos na internet. Resista a tentação.


Se nenhuma das alternativas funcionarem vá para casa e pense antes de comprar. Eu faço isso quando não consigo decidir se preciso ou quero algo na loja. 
E lembre-se que quando ficar na duvida é, na maioria das vezes, porque não precisamos de algo e sim o queremos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário